terça-feira, 19 de julho de 2016

Uma aventura real


Não, não vou escrever sobre uma aventura qualquer, sobre essas aventuras não faltam textos, não faltam livros. Vou escrever sobre uma aventura bem real.                                     
  Tudo se passa na Europa, no Continente de que nós Portugueses fazemos parte, e que para além de ser o mesmo território, temos responsabilidade nesta aventura. Vou chamar-lhe “A Aventura dos Refugiados” que todos os dias chegam aqui a esta Europa. Vêm cheios de esperança, com sonhos de uma vida nova. E nesta aventura chegam crianças, como eu, que tiveram de interromperam as suas vidas com tão pouco tempo ainda, para fugirem à fome e à guerra nos seus países de origem, onde já não existe a esperança e tantos sonhos que tinham para realizar.                       
 O sonho de terem paz, uma vida dita normal, o poderem ir à escola, terem amigos, ter uma casa. Mas leva muito tempo para conseguir ajudar todas estas pessoas.         
   Passaram-se meses e são muito poucas as pessoas que conseguiram ver o fim desta aventura, chegarem a um país que os acolhe, e lhes darem tudo o que necessitam.                 
 Tentar procurar junto das instituições, nomeadas para o efeito, a ajuda tão necessária e também proporcionar a estas crianças, conforto e alegria, tentar que elas voltem a ter as brincadeiras e ajudá-las na integração no meio social onde possam ser colocadas, seja por um curto período de tempo, seja para sempre é uma obrigação!                                         
 Na história que vos conto, e que não é inédita, existe uma aventura e tanto.                                               
  Chamei-lhe “Real”, porque assim o é, e assim espero em breve poder fazer parte do fim desta aventura para que alguém possa vê-la chegar ao fim com um sorriso no rosto.

 

Rita Ferreira  6ºC (Concurso “Uma Aventura Literária…2016”)

Sem comentários:

Enviar um comentário