segunda-feira, 18 de julho de 2016

Na praia com a Matemática

Segunda-feira:
Acordei. Eram 8h.15m e 32 segundos da manhã e só ouvia a minha mãe a dizer:
- Despacha-te,   temos de ir! Não te demores!!!
Depois de tomar um duche e o pequeno-almoço, vesti-me. Tudo isto na terça parte de 30 minutos.
Na noite anterior tinha perdido muito tempo a medir o perímetro de todos os objetos do meu quarto que tem  12 m2. Foi a minha festa privada de final de ano. Eu adoro matemática!!!
A minha mãe é muito apressada, as férias começaram ontem e  já quer ir à praia. Meus Deus, um pouco de paciência também ajuda! Nem me deu tempo para fazer as minhas matinais expressões numéricas!!! Ah! Mas eu sou esperto, vou levar as minhas revistas  de matemática para a praia, vai ser uma semana em cheio!!!
Depois de milhões de segundos passados de minha casa até à praia, chegamos!
Estendi a minha toalha retangular de uma forma desastrada. A  minha mãe suspirou o suficiente para eu perceber que tinha de colocar a toalha de forma a fazer um ângulo reto. Tive o perfeccionismo de medir com o transferidor!
A minha mãe disse que sim com a cabeça, virou-se de costas e pôs-se a apanhar sol.
Olhei em volta e vi: 5 pescadores a cortar 5 peixes, a rirem-se com os seus 5 dentes podres e a ensinarem às 5  crianças como é que se fazia.
- Nem todos podem ser como tu, Leonardo. - disse o meu subconsciente.
Voltamos para casa cedo pois elevou-se um vento de 45km/h ( sim, estão a ouvir bem, só que para a minha mãe é muito). E lá fomos nós no primeiro dia da nossa grande semana na praia, só eu , a minha mãe e o vento, no nosso carro cinzento durante cerca de 90 minutos, pois a minha mãe teimava em ir devagar,  como se a viagem fosse curta…
Terça-feira:
Hoje fomos de tarde para a praia. Calculei o perímetro da cabana, precisamente 6m2, achei-a demasiado pequena, mas tudo bem.
Tenho um segredo para vos contar. Eu não gosto lá muito de água do mar… Prefiro ficar a ver as ondas enrolarem-se e a formar cilindros no meio delas,  a uma distância suficientemente segura, do que fazer bodyboard como esses adolescentes de hoje em dia…
Eu e a minha mãe vimos uma coisa espetacular… Hoje  não estava vento, por isso ficamos a assistir ao pôr do sol das 19:30 até às 20:30. Mas pareceram-me umas míseras 240 milésimas de segundo!
Quarta-feira:
Hoje comi um gelado. Comi um gelado com 2 bolas elevadas a 2. Sabem, também sou um apreciador de gelados. Gelados de chocolate, de noz, de pistachio, de banana, de morango, de baunilha… Ah!, um autêntico leque de sabores!
Hoje dei um grande passo na minha vida, fui molhar os pés!!! (ok, não é assim tão bom, mas tenho o meu orgulho do tamanho de precisamente 3,256 torres Eiffel! )
Quinta-feira:
Hoje fiz castelos de areia, sinto-me um profissional! No princípio fiz perto da entrada da praia para que todos as pudessem ver. Mas não acabou assim tão bem, por isso já têm um conselho. Acreditem, digo isto por experiência própria. Depois de me mudar fui para uma área limpa, precisamente de 2m2. (Penso que já perceberam que gosto de ser preciso). Fiz castelos de areias separados por três divisões, cada uma com 2 castelos: O reino dos polígonos, O reino dos ângulos e o mais imponente,  O reino dos números.
Sexta-feira:
Hoje era sexta-feira treze. A minha mãe como é muito supersticiosa, mandou-me ficar plantado na minha toalha pequena, precisamente 1,20m de comprimento a ver se não havia nada de invulgar a acontecer por toda a praia. Não imaginam a quantidade de beicinho que fiz à minha mãe para poder percorrer  50 cm sem me perguntar se estava bem. E como olhava com desdém para os precisamente 13 rapazes que jogavam à bola! Mas para a minha mãe o número treze significa (muito)  azar, pelo menos é o que diz a “ experiente” vidente dela. E foi assim até nos irmos embora, ainda mais devagar do que o normal (precisamente 40 km/h). Como estava a chover, a minha mãe considerou isso um mau presságio para nós. Será que os 3 deuses da matemática não reparam em mim? Serei o único em 7 mil milhões de pessoas? Como costumam dizer está no segredo dos deuses.
Sábado:
Hoje contei todas as pessoas da praia.  Não estou a brincar, contei mesmo as 777 pessoas da praia.  Dei umas três voltas e dois quartos a toda a praia, percorri precisamente 3 km, mais o trabalho acrescido de memorizar todas as caras, para não me confundir e ter que contar tudo de novo. Mas não pensem que me deixei por aí, também reuni as pessoas por famílias, cada família com precisamente 7 pessoas, o que deu precisamente 111 famílias unidas por mim. Posso dizer que sou feliz a fazer o meu trabalho.
De tarde comi uma bola de Berlim, hmmmm! , quem não gosta de uma bola de Berlim na praia? A minha bola de Berlim tinha precisamente 50g de farinha, fazendo-a parecer mais uma bola de neve com um creme a sair por dentro. A minha mãe ainda tentou que eu comesse algo muuuuiiito mais saudável como,  por exemplo, uma salada de fruta sem açúcar ou então um sumo de goiaba, para ajudar a regular um intestino, mas eu disse logo que não, que nem pensar. Naquela altura a minha mãe parecia mais um anúncio para sumos detox do que a minha mãe que faz queques e bolos com coberturas de chantili e chocolate.
Domingo:
Hoje fiz um campeonato de matemática com os meus amigos. Eles vieram para a mesma praia que eu, por isso discutimos o que havíamos de fazer. Eramos 12 e fizemos uma votação. 11 votaram em jogar râguebi, mas eu votei em fazermos um campeonato de matemática e, por isso, todos olharam para mim como quem diz: “ Pronto, que seca,  vamos passar a tarde a fazer exercícios de matemática “. Mas eu sou esperto e subornei-os com um pacote de batatas fritas e caíram que nem uns patinhos !!!
Mais tarde, sentados desconfortavelmente na areia começamos  o processo matemático. O campeonato tinha seis expressões numéricas e um problema para finalizar  :
   A)    98:7+10x5-4x123+3
   B)     56+56+56+56+12345+5
   C)     1+1-1x1:1+111
   D)    123+456+789+101+102+1043
   E)     3456:2+2+5555-233x23456
   F)      132:2-34-1+45677+2
Problema final: A Catarina tem 1000 amigas e amigos no facebook, mas a maioria deles não foram convidados para a sua festa de anos e ficaram aborrecidos com ela, perdendo ao todo 500 amigas e amigos. Apesar de tudo a Catarina não gosta de estar zangada com os seus amigos, por isso comprou 100 sacos de gomas. Quantas gomas tem de ter cada saco para os amigos ficarem com 2 gomas ?
Na minha opinião aquilo era tudo fácil, mas os meus amigos acharam de tal maneira difícil que 10 desistiram na primeira expressão numérica. Acabei tudo em 7 minutos e 5 segundos, consagrando-me campeão do campeonato de matemática.
Bem, ao final da tarde, eu finalmente fui para a água. Fui mesmo, levado por todos até lá, mas isso são apenas pormenores desinteressantes. E ficamos só eu, a água e o Pedro, o Miguel, o Gonçalo, o Bernardo, o João, o Afonso, o José, o Rui, o Carlos, o Leopoldo e o Filipe.
Ah, que semana em cheio!



Filipe Cruz e Inês Corrêa  6ºA (Concurso "Um conto que contas"- Sociedade Portuguesa de Matemática)

Sem comentários:

Enviar um comentário