terça-feira, 17 de março de 2015

A aventura do livro sem título


Era uma vez uma menina chamada Mariana que todos os meses ia com o seu pai Manuel à livraria comprar um livro. Ainda no mês passado tinha comprado um livro chamado: O João Sebastião.

Hoje é o dia de comprar um novo livro.

Mariana acordou, e ligou o rádio como era habitual. De repente chamou-lhe à atenção a notícia:

- Atenção, tal como todos os anos, a biblioteca mais antiga do mundo, vai abrir as portas para a venda de livros. Isto ocorre apenas num único dia por ano e será hoje à noite entre as 20h às 24h.

A Mariana corre para o quarto dos pais e dá-lhes a notícia. Pergunta se pode ir a essa biblioteca comprar o seu livro do mês. Os pais concordam e Mariana fica muito contente pois ainda não tinha lá ido.

Depois do jantar, Mariana prepara-se para ir à biblioteca.

Chegados à biblioteca, Mariana olhou à sua volta e estava rodeada de milhares de livros de todas as cores e tamanhos.

Mariana reparou num livro que estava bem lá em cima, na última prateleira daquela estante e pediu a uma funcionária para a ajudar. A funcionária achou estranho a menina querer aquele livro, pois de todos era o único que não tinha titulo.

Pediu aos pais para lhe comprar o livro. Eles lembraram-lhe que o livro não tinha título, mas ela quis levá-lo na mesma.

Ao chegar a casa Mariana vai para o quarto para ler o livro. Ao abri-lo lê uma mensagem que diz:

Se para um pais encantado queres ir,

Toca no livro e é só sorrir!

Mariana tocou no livro e sorriu. De imediato entrou para um mundo todo colorido, sem cores pretas ou cinzentas, sem tristeza ou maldade.

Ela estava um pouco preocupada porque não sabia onde estava.  Procurou então alguém para lhe dizer onde se encontrava.

Procurou, procurou até que encontrou um macaquinho com orelhas de coelho. Perguntou ao macaco com orelhas de coelho onde estava e como é que ele se chamava. O macaquinho respondeu:

- Ora eu chamo-me Tinoco e estás no mundo da imaginação, mas não te preocupes porque daqui a 5h estarás no teu quarto a ler o que fizeste hoje.

Como Mariana não tinha mais nenhuma forma de sair dali, pediu ao Tinoco para fazer-lhe uma visita guiada.

Passaram pela cidade das girafas superstar onde conheceu a Sara. Seguiram para a vila dos elefantes dançarinos onde conheceu o Albertino e acabaram o passeio pela estrada das zebras cor de laranja onde conheceu as irmãs Josefinas.

As cinco horas passaram e abriu-se um portal cor-de-rosa por onde Mariana tinha de entrar para ir para casa. Ela atravessou o portal e quando se deu conta, estava deitada na cama com o livro sem título em cima dela.

Na verdade Mariana não conseguiu ler o livro porque estava exausta. Fechou os olhos e dormiu.

 

Bons Sonhos.
 
Rita Santos  5ºA (Concurso "Uma Aventura Literária 2015" da Ed. Caminho)

Sem comentários:

Enviar um comentário