terça-feira, 26 de novembro de 2013

O mendigo


Numa aldeia pouco movimentada e pobre, numa rua escura, parava todos os dias um mendigo a pedir esmola ou comida.
                Um dia Deus resolveu ajudá-lo, mas, para isso poder ser feito o mendigo teria de passar no teste da caridade. Então, um dia, Deus passa por ele na forma de uma velhinha que levava num saco de pano um pão quente e cheiroso. O mendigo ao sentir aquele cheiro delicioso e com a fome que estava, logo lhe pediu o pão, pois estava cheio de fome.

                A velhinha (Deus) diz-lhe:
                - Este pão é o único que tenho e é o meu jantar, mas vou dar-to pois precisas mais do que eu.
                O mendigo agradeceu aquela oferta com muita sinceridade. A velhinha disse-lhe:

                - Não me agradeças. Em vez disso promete-me que farás o mesmo aos outros, pois se assim o fizeres nunca mais terás fome.
                - Prometo – respondeu o mendigo.

Momentos depois Deus volta a aparecer ao mendigo enquanto este comia o delicioso pão, mas, desta vez, disfarçado de mendigo muito magrinho e esfomeado. Ao passar pelo mendigo falou com ele num tom meigo e sincero:

                - Que belo pão tens na mão e que bem que cheira, podes partilhar um pouco comigo?
O mendigo logo escondeu o pão dizendo que só tinha aquele, que fosse pedir a outra aldeia pois ele era e continuaria a ser o único mendigo. Desta forma ele teria mais hipóteses de receber esmola.

Deus transformou – se então de novo na velhinha que há pouco tempo atrás lhe tinha entregado o único pão e disse – lhe:
                -Eu sou Deus, e vim para te ajudar, mas tu falhaste à promessa que tinhas feito quando recebeste o pão. Já não te posso ajudar pois tu perdeste a oportunidade que te dei, de seres caridoso com os outros.

                O mendigo aprendeu assim uma lição: Deve cumprir-se sempre o prometido e fazer o bem a quem precisa.

Inês Gonçalves   6ºA

 

Sem comentários:

Enviar um comentário